Terapias Dirigidas

Entenda mais sobre este procedimento.

Terapias Dirigidas 2018-02-02T12:13:10+00:00

Project Description

Terapias Dirigidas

Historicamente, o tratamento do câncer é centrado no uso de três modalidades terapêuticas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Diferentes formas de combinar esses tratamentos eram utilizadas como únicas armas. Atualmente, uma nova classe de medicamentos tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do câncer: trata-se dos agentes dirigidos (também chamados de terapia de alvo molecular).

Vamos entender do que se trata.

Na superfície ou no interior das células normais existem várias proteínas (receptores) que funcionam como “botões de liga/desliga” controlando a multiplicação dessas células. Esses receptores dizem quando a célula normal deve se dividir, e quando ela deve parar de se multiplicar. O que acontece nas células tumorais é que esse “botão” fica travado na posição “liga”. Assim, a célula começa a se multiplicar sem controle e isso faz o tumor crescer cada vez mais.

Após anos de muitas pesquisas, cientistas conseguiram produzir medicamentos que inativam esses receptores (“botões”), fazendo com que ele pare de estimular a multiplicação descontrolada das células tumorais. Habitualmente, esses medicamentos produzem poucos efeitos colaterais.

Mas, vamos com calma! Isso não quer dizer que a quimioterapia será aposentada. Tais medicamentos são aprovados para uso em apenas algumas situações, e na maioria dos casos são utilizados juntos com a quimioterapia, para melhorar seus resultados.

Seu oncologista clínico pode lhe esclarecer mais sobre esse assunto.