Reconstrução Mamária

Entenda mais sobre este procedimento.

Reconstrução Mamária 2018-02-02T12:29:58+00:00

Project Description

Reconstrução Mamária

O diagnóstico de câncer de mama afeta a mulher de várias formas. Para algumas, a parte mais difícil de lidar é a alteração física e psicológica gerada pela cirurgia da mama. O seio é, desde a antiguidade, considerado o maior símbolo de feminilidade e sexualidade da mulher.

Por outro lado, a medicina sempre esteve preocupada unicamente em curar a mulheres com câncer de mama, sem prestar muita atenção nos aspectos estéticos e psicológicos.

Felizmente isso mudou, e muito. Cada vez mais estão sendo desenvolvidas técnicas de preservação da mama, com cirurgias mais conservadoras, sem prejuízo do resultado oncológico. Além disso, para os casos onde a cirurgia conservadora não deixa resultado satisfatório ou a retirada completa é indicada, já existem várias opções para devolver à mulher sua auto-imagem corporal. Técnicas de cirurgia plástica estão sendo aplicadas às pacientes com câncer de mama (oncoplástica mamária) com bons resultados estéticos. Podem ser usados tecidos da própria paciente (como músculos, gordura e pele) para preencher os espaços vazios, ou mesmo próteses mamárias de silicone.

Algumas situações permitem a reconstrução no mesmo momento da cirurgia de tratamento do câncer, outras não. Somente seu médico pode lhe dizer qual a melhor técnica e o melhor momento para você realizar sua reconstrução mamária.